top of page

Prefeitura de Piracicaba realizará Seminário de Hidrogênio Renovável e Baixo Carbono nos dias 8 e 9/04

Atualizado: 1 de abr.

Evento acontece no Engenho Central e tem o objetivo de fomentar a discussão sobre novos modelos que possam substituir combustíveis fósseis por energias renováveis

Fonte: CCS - Prefeitura de Piracicaba / Publicado em 26/01/2024


Organização definiu data e programação de palestras para seminário do hidrogênio em Piracicaba



A Prefeitura de Piracicaba vai realizar o Seminário de Hidrogênio Renovável e Baixo Carbono nos dias 8 e 9 de abril de 2024. O evento, que acontece no Engenho Central de Piracicaba, tem o objetivo de fomentar a discussão sobre novos modelos que possam substituir combustíveis fósseis por energias renováveis. A realização será por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), com apoio da Secretaria de Administração (Semad).

Organização definiu data e programação de palestras para seminário do hidrogênio em Piracicaba

A data foi definida durante reunião realizada na terça-feira, 23/01, na Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba). Além dos secretários da Semdettur, Semad e Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), estiveram presentes representantes de instituições e empresas envolvidas na organização e no setor de energia, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT-USP), Fumep, Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil (Stab), Invest SP, ElringKlinger, Extracta, Raízen, Hyundai, Caterpillar, Agenda Pira 21 e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).


O evento vai colocar em discussão diversos temas relacionados à produção, uso e comercialização do hidrogênio como certificações, rotas tecnológicas, impacto ambiental, estratégias para a indústria automobilística e uso em outras como a siderurgia e cerâmica, políticas públicas, entre outros. Estão programadas, inicialmente, 11 palestras com especialistas e pesquisadores do país e do mundo.




Seminário de hidrogênio quer fomentar discussão sobre biocombustíveis renováveis


O secretário de Administração, Luis Fernando Cassinelli, lembra que Piracicaba foi precursora do programa do álcool (combustível) nos anos 1970, gerando um grande impacto no país, e vê este seminário como uma oportunidade do município se tornar precursor do programa de hidrogênio no mundo.


“O álcool foi muito localizado, por causa da cana-de-açúcar, no caso do hidrogênio tem outra conotação e pode ter um impacto mundial. O etanol foi muito usado para a indústria química e para combustível, o hidrogênio tem uma implicação muito mais ampla. Ele pode ser usado na siderurgia, como combustível, produção de energia elétrica, pra movimentar veículos leves e pesados”, afirma.


Prefeitura, empresas e instituições ligadas ao setor de energia discutem programação de seminário de hidrogênio na FUMEP - Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba


José Luiz Ribeiro, secretário da Semdettur, destaca a importância de realizar um evento com este tema em um momento em que todo o mundo fala de biocombustíveis e da proteção do meio ambiente.

“Piracicaba está sempre na ponta das tecnologias, e hoje nós temos uma economia muito diversificada na nossa cidade. Somos um polo tecnológico de tratores, máquinas, automóveis, metalurgias, tudo. Se nós já fomos tecnologia de ponta no etanol, vamos ser também no hidrogênio, e isso gera emprego, gera renda, gera qualidade de vida.”


Inscreva-se no Seminário Internacional de Hidrogênio


Mais informações:


Comissão Organizadora do Seminário de Hidrogênio Renovável e Baixo Carbono

Contato: Hans Scheaffer

(19) 98218-6111

Comissão Organizadora




22 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page